Newsletter LARUS: Para receber o newsletter do instituto Larus, preencha os campos ao lado.  
   

Olá Amigos e Amigas do Larus......     É muito bom registrar suas visitas em nosso Site.                         Ajudem-nos a aprimorar este site, enviando sugestões e comentários......                  Aproveitem para ler notícias e artigos.....             É preciso conhecer a Natureza para defender a Vida, porque....  Ninguém Preserva o que não Conhece.  

 
     
 
» Atlas Socio-Ambiental revela dados... - 26/10/09


ATLAS SOCIOAMBIENTAL REVELA DADOS DA BACIA SOROCABA E MÉDIO TIETÊ

Relatório da ONU afirma que a água sofrerá colapso até 2050. Apesar de pesquisadores elogiarem a política de recursos hídricos brasileira, a cobrança pelo uso desse recurso natural ainda é um desafio que têm contado com o esforço, o envolvimento e a participação da população. O “Atlas Socioambiental - Um retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê”, a ser lançado em 29/10, reúne características ambientais, sociais, físicas, culturais e econômicas da região e chega como instrumento educativo servindo tanto para trabalhos escolares quanto para capacitar atores envolvidos no processo de gestão de bacias.

Prefaciado pelo ambientalista Fabio Feldmann, o Atlas Socioambiental - Um retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê representa uma forte parceria entre o 5 Elementos – Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental e o Poder Público, buscando valorizar a participação da sociedade na gestão de um território compreendido por uma bacia hidrográfica. A publicação reúne as características ambientais, sociais, físicas, culturais e econômicas da região. Em breve, a obra estará disponível em PDF para download no site www.5lementos.com.br.

O Atlas Socioambiental foi inspirado na Cartografia Social e no Mapa Verde – duas metodologias que consideraram o mapeamento com as características socioambientais, econômicas e as vivencias e conhecimentos que acontecem na bacia. A publicação mostra o caminho percorrido pelas águas dessa bacia hidrográfica abordando a importância dos rios para o desenvolvimento das cidades e sua relação com a cultura e a economia, a distribuição das águas no planeta e no Brasil, a influência das mudanças climáticas na disponibilidade das águas, a importância do plano de bacia, o funcionamento do comitê de bacia, os grupos de trabalho, as câmaras técnicas, a gestão participativa, a geologia geomorfologia, cobertura vegetal, os resíduos sólidos, práticas sustentáveis, políticas públicas, etc.

Um CD acompanha o documento. O Atlas Socioambiental - Um retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê foi elaborado pelo Instituto 5 Elementos e financiada pelo Governo do Estado de São Paulo, Fundo Estadual de Recursos Hídricos e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica Sorocaba-Médio Tietê.

Lançamento: Dia 29 de outubro das 9h às 12h no Museu da Energia de Itu. Rua Paula Souza, 669 Itu, São Paulo. Informações: Raquel Aranha – raquel.aranha@hotmail.com ou (11) 4025 4976 / 5 Elementos – Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental. Rua Apodi, 14 – Lapa, São Paulo. Site: www.5elementos.org.br.


Fonte:

SINAPSE AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
rosicheque@hotmail.com

INSTITUTO 5 ELEMENTOS
www.5elementos.org.br

PINHEIROS PIRAPORA
www.pinheirospirapora.org.br

Voltar
 
Jul 2016, 21
Jul 2016, 14
Jul 2016, 13
Mai 2016, 06
Fev 2016, 11
[+] mais artigos
 
home  |  o larus  |  notícias  |  artigos e publicações  |  projetos  |  contato
Copyright 2007 © Instituto Larus - Todos os direitos reservados.
Design & Code: Floripa 360°