Newsletter LARUS: Para receber o newsletter do instituto Larus, preencha os campos ao lado.  
   

Olá Amigos e Amigas do Larus......     É muito bom registrar suas visitas em nosso Site.                         Ajudem-nos a aprimorar este site, enviando sugestões e comentários......                  Aproveitem para ler notícias e artigos.....             É preciso conhecer a Natureza para defender a Vida, porque....  Ninguém Preserva o que não Conhece.  

 
     
 
»  - 15/01/11

Diante da grande presença de turistas e banhistas no litoral de Santa Catarina, neste período, estamos reapresentando artigo que informa como proceder em incidentes com Águas Vivas.

Em períodos de calor é muito comum haver casos de queimaduras em banhistas, por Águas Vivas que passam a ocorrer neste perído no litoral brasileiro.

O Instituto Larus dá uma dica simples que pode ser um procedimento imediato para o alívio da dor e desconforto, até que sejam procurados os médicos adequados.

Se uma água-viva toca numa pessoa e deixa pedaços, a dor é muito grande, mas pode ficar ainda pior e mais grave, se a vitima não tomar os seguintes cuidados:
 
Ao ser queimado por uma água viva, NÃO esfregue areia e NÃO tente retirar os filamentos que ficarem grudados na pele. Há muito mais toxina neles, ainda não liberada, e quanto mais mexer mais grave será a queimadura.

Ainda na praia, tente soltar os filamentos jogando água do mar, NUNCA água doce.

O que restar, lave com vinagre durante alguns minutos. So então os filamentos podem ser tocados.

Depois, faça uma pasta com farinha e vinagre e aplique sobre o local.

Aguarde que seque e raspe com o lado não cortante de uma faca.

Todo o resto da água-viva vai sair com a farinha e a queimadura não se agrava.

Este é um procedimento breve e emergencial. Depois disso é imprescindível procurar um médico e dizer para ele se a água-viva é do tipo que fica boiando (caravela) ou é do tipo que fica embaixo dágua (medusa).

 
Fonte: 

Alcides Dutra
Biólogo da UFSC
Presidente do Instituto Larus

Nome: Vidal haddad junior
Data: 25/01/11 às 16:17
Local: Botucatu/SP
Voltar
 
Jul 2016, 21
Jul 2016, 14
Jul 2016, 13
Mai 2016, 06
Fev 2016, 11
[+] mais artigos
 
home  |  o larus  |  notícias  |  artigos e publicações  |  projetos  |  contato
Copyright 2007 © Instituto Larus - Todos os direitos reservados.
Design & Code: Floripa 360°