Newsletter LARUS: Para receber o newsletter do instituto Larus, preencha os campos ao lado.  
   

Olá Amigos e Amigas do Larus......     É muito bom registrar suas visitas em nosso Site.                         Ajudem-nos a aprimorar este site, enviando sugestões e comentários......                  Aproveitem para ler notícias e artigos.....             É preciso conhecer a Natureza para defender a Vida, porque....  Ninguém Preserva o que não Conhece.  

 
     
 
»  - 16/09/10

Cientistas reportaram uma migração em massa de milhares de morsas no Ártico: os animais estão se movendo das áreas geladas para a terra firme, a costa do Alasca. Este é o primeiro êxodo registrado.

O monitoramento foi conduzido por pesquisadores da USGS (Instituto Geológico dos Estados Unidos), que usaram etiquetas eletrônicas cujos sinais são captados por satélite. De acordo com os pesquisadores, entre 10 mil a 20 mil morsas – a maioria fêmeas e seus filhotes – passaram a se reunir no mar de Chukchi.

“É algo que nunca tínhamos visto antes nesta área”, diz Geoff York, do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês). “Como diminui o gelo, as morsas estão abandonando [o local] cada vez mais cedo.”

A fuga das morsas reforçam os alertas feitos por cientistas sobre a ameaça de extinção da espécie provocada pela mudança climática.

O gelo do Ártico reduziu-se para o seu recorde mais baixo neste mês. Segundo projeção da USGS, o mar de Chukchi deve estar completamente sem gelo até o fim deste século.

A perda do gelo provocada pelo aumento da temperatura – duas vezes mais rápido do que no resto do mundo – e a concentração de dióxido de carbono (CO2) devem levar à queda de 40% no número de morsas na região até 2095, indica a USGS.

Além deles, correm perigo mais outras 17 espécies; entre elas, baleias, ursos polares e raposas.

Fonte: Folha.com

Voltar
 
Jul 2016, 21
Jul 2016, 14
Jul 2016, 13
Mai 2016, 06
Fev 2016, 11
[+] mais artigos
 
home  |  o larus  |  notícias  |  artigos e publicações  |  projetos  |  contato
Copyright 2007 © Instituto Larus - Todos os direitos reservados.
Design & Code: Floripa 360°