Newsletter LARUS: Para receber o newsletter do instituto Larus, preencha os campos ao lado.  
   

Olá Amigos e Amigas do Larus......     É muito bom registrar suas visitas em nosso Site.                         Ajudem-nos a aprimorar este site, enviando sugestões e comentários......                  Aproveitem para ler notícias e artigos.....             É preciso conhecer a Natureza para defender a Vida, porque....  Ninguém Preserva o que não Conhece.  

 
     
 
»  - 22/06/11

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) publicou nesta terça-feira (21) os dados da missão do satélite CryoSat-2, que integram o primeiro mapa da densidade do gelo do oceano Ártico e cuja análise será essencial para compreender como a mudança climática afeta as regiões polares.

O mapa divulgado pela ESA no Salão de Le Bourget, nos arredores de Paris, foi gerado a partir dos dados reunidos pelo satélite durante os meses de janeiro e fevereiro.

O CryoSat-2, que orbita a 700 quilômetros de altitude, é capaz de medir a densidade das placas de gelo abaixo da linha de flutuação. Os resultados da medição, divulgados um ano após seu lançamento, representam uma “nova e importante etapa rumo ao cumprimento da missão” do satélite: determinar de que maneira o banco de gelo do Ártico responde à mudança climática, explicou em comunicado o especialista da ESA Volker Liebig.

O satélite funcionará durante um período de três anos, prolongáveis por outros dois, em uma órbita polar a 717 quilômetros de altitude, com 92 graus de inclinação com relação ao Equador.

Criado dentro do programa “Planeta Vivo”, da ESA, o CryoSat-2 tem como objetivo medir a espessura e a superfície da camada de gelo na Antártida, Groenlândia, Islândia e nas regiões oceânicas a altas latitudes, assim como observar geleiras em alto-mar e em terra.

Fonte: Portal iG

Voltar
 
Jul 2016, 21
Jul 2016, 14
Jul 2016, 13
Mai 2016, 06
Fev 2016, 11
[+] mais artigos
 
home  |  o larus  |  notícias  |  artigos e publicações  |  projetos  |  contato
Copyright 2007 © Instituto Larus - Todos os direitos reservados.
Design & Code: Floripa 360°