Newsletter LARUS: Para receber o newsletter do instituto Larus, preencha os campos ao lado.  
   

Olá Amigos e Amigas do Larus......     É muito bom registrar suas visitas em nosso Site.                         Ajudem-nos a aprimorar este site, enviando sugestões e comentários......                  Aproveitem para ler notícias e artigos.....             É preciso conhecer a Natureza para defender a Vida, porque....  Ninguém Preserva o que não Conhece.  

 
     
 
»  - 11/03/08

Na Ilha Moleques do Sul, litoral de Santa Catarina - Brasil,  a equipe do Instituto Larus encontrou um dos mais fascinantes representantes da fauna tropical.

Trata-se de um peixe da espécie Holacanthus tricolor, na sua fase juvenil, com menos de cinco centímetros de comprimento, uma jóia no fundo do mar.

Sua coloração é muito intensa e nesta fase, apresenta uma mancha azul em forma de olho (mancha ocelar). Este detalhe vai sendo perdido durante o crescimento.

É uma indicação importante de que ele possa estar se reproduzindo aqui e encontrando condições adequadas naquela ilha. Já haviam sido encontrados adultos deste peixe na Ilha Moleques do Sul com cerca de 30cm de comprimento, mas nada indicava a ocorrência de reprodução.

 O Holacanthus tricolor é uma espécie tropical e possivelmente a Ilha dos Moleques deva ser o local mais ao sul do atlântico brasileiro, onde este peixe se reproduz.

Habitualmente ocorrem no Atlântico Ocidental, da Flórida até Santa Catarina.

Habitam recifes de 3 a 40 metros de profundidade, onde alimentam-se principalmente de esponjas.

Os jovens agem como limpadores de peixes maiores, a exemplo de outras espécies tropicais, como o Pomacanthus paru, conhecido popularmente como peixe-frade.

Os Holacanthus tricolor  encontrados no Brasil podem ser diferentes daqueles do Caribe. O padrão de cor é um pouco distinto e estudos genéticos sugerem algumas diferenças.

É muito importante que todas as pessoas que admiram e respeitam o Mar, contribuam para a manutenção das condições que possibilitam manter a diversidade de vida, propagando informações e mantendo atitudes ambientalmente saudáveis.

 Veja mais imagens do tricolor em nosso Site: www.larus.com.br Fotos&Vídeos.
 

“ É preciso conhecer a natureza para defender a vida.... porque ninguém preserva o que não conhece”  Instituto Larus.

Nome: Mauro
Data: 14/03/08 às 17:30
Local: Luzerna sc /BR
Voltar
 
Jul 2016, 21
Jul 2016, 14
Jul 2016, 13
Mai 2016, 06
Fev 2016, 11
[+] mais artigos
 
home  |  o larus  |  notícias  |  artigos e publicações  |  projetos  |  contato
Copyright 2007 © Instituto Larus - Todos os direitos reservados.
Design & Code: Floripa 360°