Newsletter LARUS: Para receber o newsletter do instituto Larus, preencha os campos ao lado.  
   

Olá Amigos e Amigas do Larus......     É muito bom registrar suas visitas em nosso Site.                         Ajudem-nos a aprimorar este site, enviando sugestões e comentários......                  Aproveitem para ler notícias e artigos.....             É preciso conhecer a Natureza para defender a Vida, porque....  Ninguém Preserva o que não Conhece.  

 
     
 
»  - 09/08/13

Espécie mais afetada por ingestão de detritos são tartarugas-verdes.
Plástico ingerido por tartarugas e outros animais marinhos pode ser letal.

Foto da Universidade de Queensland mostra uma tartaruga-verde da qual biólogos retiraram grande quantidade de detritos.  (Foto: AFP Photo/University of Queensland/Kathy Townsend)

Foto da Universidade de Queensland mostra uma tartaruga-verde da qual biólogos retiraram grande quantidade de detritos. (Foto: AFP Photo/University of Queensland/Kathy Townsend)

 

As tartarugas-verdes - espécie marinha em perigo - estão ingerindo cada vez mais detritos humanos, incluindo produtos de plástico que podem ser letais. Essa é a conclusão de um estudo australiano publicado no periódico “Conservation Biology”.

A pesquisa revisou toda a literatura científica sobre a ingestão de lixo humano no oceano por tartarugas marinhas desde 1985. A análise mostrou que há registro da ingestão de detritos em seis das sete espécies de tartarugas marinhas do mundo. Todas as seis são listadas como espécies vulneráveis ou em perigo.

“Descobrimos que, para as tartarugas verdes marinhas, a probabilidade de ingestão de detritos quase dobrou nos últimos 25 anos”, disse o pesquisador Qamar Schuyler, da Universidade de Queensland, que liderou o estudo.

Plástico retirado de tartaruga-verde na Universidade de Queensland. (Foto: AFP Photo/University of Queensland/Kathy Townsend)

Plástico retirado de tartaruga-verde na Universidade de Queensland. (Foto: AFP Photo/University of Queensland/Kathy Townsend)

Produtos plásticos ingeridos por tartarugas e outros animais marinhos podem ser letais, matando os animais ao bloquear o estômago, levando-os à desnutrição, ou ao perfurar o intestino.

Shuyler afirma que o plástico ingerido também pode liberar toxinas nos animais. “O animal pode não morrer imediatamente, mas isso pode impactar coisas como seu ciclo reprodutivo. Isso tem consequências em longo prazo.” 

A pesquisa analisou 37 estudos publicados de 1985 a 2012 que reportou informações coletadas desde 1900 até 2011. Resultados mostram que tartarugas em quase todas as regiões ingerem detritos, mais frequentemente o plástico. “Nossos resultados mostram claramente que a ingestão de detritos por tartarugas marinhas é um fenômeno global de magnitude crescente”, diz o estudo.

 

Fonte: Globo Natureza

Voltar
 
Jul 2016, 21
Jul 2016, 14
Jul 2016, 13
Mai 2016, 06
Fev 2016, 11
[+] mais artigos
 
home  |  o larus  |  notícias  |  artigos e publicações  |  projetos  |  contato
Copyright 2007 © Instituto Larus - Todos os direitos reservados.
Design & Code: Floripa 360°