Newsletter LARUS: Para receber o newsletter do instituto Larus, preencha os campos ao lado.  
   

Olá Amigos e Amigas do Larus......     É muito bom registrar suas visitas em nosso Site.                         Ajudem-nos a aprimorar este site, enviando sugestões e comentários......                  Aproveitem para ler notícias e artigos.....             É preciso conhecer a Natureza para defender a Vida, porque....  Ninguém Preserva o que não Conhece.  

 
     
 
»  - 03/09/13

Pesquisadores alemães e americanos analisaram os dados climáticos e ecológicos de 17.883 ilhas marinhas em todo o mundo, que juntas representam pouco mais de 5% de toda a área terrestre e são o lar de muitas espécies endêmicas (restritas a essas regiões).

Os resultados do estudo foram publicados na edição desta segunda-feira (2) da revista “Proceedings of the Natural Academy of Sciences” (PNAS).

Segundo os autores, o objetivo é que sejam feitos esforços de conservação e pesquisas de distribuição de espécies e ecossistemas, na tentativa de reduzir o impacto das mudanças climáticas, das perdas de habitat e das invasões de animais e plantas exóticos.

O pesquisador Holger Kreft e colegas da Universidade de Göttingen, na Alemanha – em parceria com a Universidade Yale, nos EUA – padronizaram um conjunto de dados (como temperatura, chuva, sazonalidade, altitude, interações ambientais, isolamento e histórico local) em porções de terra com área superior a 1 km².

Ao todo, 65% das ilhas analisadas são tropicais, mas a maioria apresenta clima úmido e ameno – climas desérticos se mostraram raros. Muitas também concentram florestas temperadas, um dos ecossistemas mais raros da Terra, segundo os pesquisadores.

Ao reunir as informações e compará-las, os cientistas viram que a riqueza de espécies nativas era maior no Sudeste Asiático, no Caribe e no Mediterrâneo. As ilhas Galápagos, Canárias e do Havaí são outros grandes exemplos de biodiversidade. Já as ilhas oceânicas reúnem a menor variedade encontrada na pesquisa.

De acordo com os autores, as ilhas são lugares únicos para estudar teorias de ecologia e evolução, o que reforça ainda mais a necessidade de protegê-las.

Fonte: G1

Voltar
 
Jul 2016, 21
Jul 2016, 14
Jul 2016, 13
Mai 2016, 06
Fev 2016, 11
[+] mais artigos
 
home  |  o larus  |  notícias  |  artigos e publicações  |  projetos  |  contato
Copyright 2007 © Instituto Larus - Todos os direitos reservados.
Design & Code: Floripa 360°