Newsletter LARUS: Para receber o newsletter do instituto Larus, preencha os campos ao lado.  
   

Olá Amigos e Amigas do Larus......     É muito bom registrar suas visitas em nosso Site.                         Ajudem-nos a aprimorar este site, enviando sugestões e comentários......                  Aproveitem para ler notícias e artigos.....             É preciso conhecer a Natureza para defender a Vida, porque....  Ninguém Preserva o que não Conhece.  

 
     
 
»  - 18/06/14
Quase a metade dos rios e outros cursos d’água da Europa continental estariam ameaçados por poluentes químicos, como pesticidas e outras substâncias industriais, de acordo com um estudo publicado esta segunda-feira nos Estados Unidos.

Esta pesquisa se baseia em uma análise de dados dos serviços governamentais de vigilância, proveniente de 4.000 pontos da União Europeia, explicaram os cientistas, que tiveram os trabalhos foram publicados nos Anais da Academia Americana de Ciências (PNAS).

Eles afirmaram que os riscos reais são “provavelmente sub-avaliados”, em vista das limitações dos programas de vigilância das agências governamentais em diferentes países.

“A maioria dos cursos d’água e rios está ecologicamente afetada ou ameaçada pela grande perda da biodiversidade”, o que deixou em alerta os autores do estudo, entre os quais Egina Malaj, do Centro Helmholtz de pesquisas ambientais em Leipzig, Alemanha.

Os cientistas concluíram que os pesticidas, os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP), os materiais ignífugos (anti-incêndio) à base de bromo, os anti-sujeira contida em tintas, assim como o tributiletano, os pesticidas de proteção de madeira, são substâncias químicas que representam o maior risco para estes ecossistemas aquáticos, entre as 223 substâncias estudadas nos 4.000 locais de estudo.

Os autores determinaram que estes produtos químicos provavelmente foram fatais para diferentes organismos destes rios e outros cursos d’água em 14% dos locais controlados e provocaram efeitos nefastos crônicos em 42% destes últimos.

Em nível regional, as bacias fluviais do norte da Europa mais industrializadas apresentam um risco de poluição química claramente mais elevada do que no sul do continente.

Na avaliação dos autores, os resultados exigem medidas de proteção ambiental estendidas a fim de minimizar esta poluição por substâncias químicas orgânicas.


Fonte: Terra

Voltar
 
Jul 2016, 21
Jul 2016, 14
Jul 2016, 13
Mai 2016, 06
Fev 2016, 11
[+] mais artigos
 
home  |  o larus  |  notícias  |  artigos e publicações  |  projetos  |  contato
Copyright 2007 © Instituto Larus - Todos os direitos reservados.
Design & Code: Floripa 360°