Newsletter LARUS: Para receber o newsletter do instituto Larus, preencha os campos ao lado.  
   

Olá Amigos e Amigas do Larus......     É muito bom registrar suas visitas em nosso Site.                         Ajudem-nos a aprimorar este site, enviando sugestões e comentários......                  Aproveitem para ler notícias e artigos.....             É preciso conhecer a Natureza para defender a Vida, porque....  Ninguém Preserva o que não Conhece.  

 
     
 
» - 18/08/15

Um grupo de baleias-francas foi avistado na praia de Cidreira, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, neste domingo (16).

Conforme o Instituto Oceano Vivo, pesquisadores perceberam no mar quatro fêmeas com quatro filhotes, por volta de 11h.

Elas estavam a uma distância aproximada de 2,5 km da costa. Poucas horas depois, uma fêmea e um filhote se aproximaram ainda mais, e ficaram a cerca de 800 metros da costa. Pesquisadores conseguiram gravar a movimentação da plataforma.

Segundo o presidente do instituto, Thiago Nóbrega Lisbôa, é comum ver baleias no mar do Rio Grande do Sul nesta época do ano. O período que elas começam a nadar pelo mar no estado inicia, normalmente, em maio.

“Essas baleias elas vêm à procura de águas mais quentes. Se elas ficam na zona de Convergência da Antártica, a água é muito fria.

E o filhote nasce com uma camada fina de gordura, então é melhor a água um pouco mais quente. Hoje, sabemos que há filhotes de baleia que nascem aqui”, conta.

No caso do filhote que se aproximou da plataforma, Thiago acredita que, pelo tamanho, nasceu há cerca de dois meses.

As observações de baleias têm sido quase diárias. “Estamos na época de pico de aparições delas. Julho, agosto e setembro há bastante. Em outubro começa a ficar mais raro, e novembro elas devem ir embora”.

No entanto, há registro de alguns incidentes também. Segundo o instituto, quatro baleias morreram no estado desde junho, devido a redes de pesca ou colisões com embarcações. (Fonte: G1)

 
 
Voltar
 
Jul 2016, 21
Jul 2016, 14
Jul 2016, 13
Mai 2016, 06
Fev 2016, 11
[+] mais artigos
 
home  |  o larus  |  notícias  |  artigos e publicações  |  projetos  |  contato
Copyright 2007 © Instituto Larus - Todos os direitos reservados.
Design & Code: Floripa 360°