Newsletter LARUS: Para receber o newsletter do instituto Larus, preencha os campos ao lado.  
   

Olá Amigos e Amigas do Larus......     É muito bom registrar suas visitas em nosso Site.                         Ajudem-nos a aprimorar este site, enviando sugestões e comentários......                  Aproveitem para ler notícias e artigos.....             É preciso conhecer a Natureza para defender a Vida, porque....  Ninguém Preserva o que não Conhece.  

 
     
 
» - 17/11/08

Projeto que vem sendo desenvolvido há alguns anos, que teve em 2008 sua quinta Edição, marcada por fortes índices de audiência em TV e retratouas inúmeras riquezas marinhas encontradas em nosso Litoral, tendo a faixa litorânea de Santa Catarina como principal cenário.

Esta série foi resultado de um detalhado trabalho de pesquisa e expedições de campo, realizados pelo Instituto Larus e envolveu grande número de pessoas, entre pesquisadores, profissionais do mar  e produtores, cujo resultado é apresentado na forma de uma Série de Filmes para exibição em TV. 

Este ano a Série contou com três Episódios inéditos, que apresentaram informações curiosas e de importância para nosso conhecimento, enaltecendo o caráter conscientizador e a propagação da informação útil, que o Instituto Larus busca sempre oferecer, além de, é claro, esmero pela qualidade de seus trabalhos.

Isto tudo resulta em grande índice de aceitação e propagação de seu trabalho.

Epísódio 1  " Fronteira Tropical"

Os mergulhadores do Instituto Larus registram a extraordinária diversidade de peixes e invertebrados existentes na costa catarinense, influenciada por duas grandes correntes marinhas, que convergem e pulsam como artérias conduzindo a vida no mar.

O bravo filhote do peixe soldado defende seu território de peixes bem maiores que ele, enquanto o badejo-boca-amarela se disfarça para se aproximar de suas presas. Você também poderá conhecer a curiosa maneira de nadar do cavalo marinho e, um peixe inofensivo que se disfarça de serpente e com isso não é incomodado.

 É aqui, nesta mistura de águas quentes e frias, onde a costa rochosa dá lugar a vastidão de areia, que a equipe do Instituto Larus mergulha para registrar os seres que enchem o mar catarinense de cores e de vida.
 

Episódio 2  " Estratégias de Vida*


Os mergulhadores do Instituto Larus registram a vida submarina nas ilhas da costa catarinense.

Eles percebem que cada animal domina um espaço, conquistado a partir de um longo processo evolutivo e para manter este domínio é preciso estar bem adaptado e isso implica em se defender, conseguir alimento e deixar descendentes.

No mundo altamente competitivo dos seres marinhos, o sucesso de uma espécie depende das suas estratégias de vida.

Você pode ver os corais, que parecem flores, mas são animais carnívoros que devoram as pequenas criaturas que esbarram nele; a incrível camuflagem dos animais que vivem entre os corais;

o Paguro, que adotou a estratégia de viver protegido numa concha abandonada, com a desvantagem de, quando ele crescer, a concha  deixar de servir e ele ter que procurar outra maior.

As Aplysias, moluscos do grupo dos caramujos que podem nadar. Quando incomodada, ela solta uma tinta roxa que tinge a água em seu redor. Uma defesa que perece não agradar os predadores;

 

O polvo, que quando se sente acuado agarra o mergulhador pela cabeça, bloqueando a boca e os olhos; e num antigo naufrágio, os mergulhadores do Larus encontram o jardim das esponjas do mar.

Para viver neste ambiente competitivo, as esponjas também precisam se defender e lutar por espaço, mas como um animal incapaz de fazer qualquer movimento pode entrar nesta briga? A resposta é simples. Armas químicas.

As esponjas produzem uma grande diversidade de substâncias químicas que impedem o avanço das mais diferentes ameaças.

Alguns cientistas testaram o poder destas substâncias e descobriam que elas podem resultar na produção de medicamentos mais eficazes contra o câncer e outras doenças graves.


Episódio 3 - O Poder do Mar


Você acredita que no mar exista um alimento que pode contribuir para a alegria das pessoas?

Há mais de 2000 anos os generais e imperadores romanos já acreditavam e pagavam seu peso em ouro. Desde então, pessoas no mundo inteiro vêm se deliciando há séculos, envolvidas pelo sabor e pela expectativa do prazer.

A relação com a fertilidade está no significado da própria palavra afrodisíaco, que vem de Aphrodite, a Deusa grega do amor, que segundo a mitologia nasceu de uma ostra.

A equipe do Instituto Larus mergulha nesta história e traz à tona, a verdade sobre um dos mitos mais populares.



Você pode constatar que:

A ostra nativa que produz pérolas;

As ostras quando recém nascidas nadam livremente pelo mar.

Os cuidados com a maré vermelha.

Um mergulho com a equipe do Larus no meio das ostras de uma fazenda marinha.

E a verdade sobre o mito da importância da ostra para sexualidade das pessoas.

Cada vez mais focado na pesquisa de qualidade e disseminação de informações conscientizadoras, o Instituto Larus prossegue em sua caminhada.

 


 
 
Voltar
 
Jul 2016, 21
Jul 2016, 14
Jul 2016, 13
Mai 2016, 06
Fev 2016, 11
[+] mais artigos
 
home  |  o larus  |  notícias  |  artigos e publicações  |  projetos  |  contato
Copyright 2007 © Instituto Larus - Todos os direitos reservados.
Design & Code: Floripa 360°