Newsletter LARUS: Para receber o newsletter do instituto Larus, preencha os campos ao lado.  
   

Olá Amigos e Amigas do Larus......     É muito bom registrar suas visitas em nosso Site.                         Ajudem-nos a aprimorar este site, enviando sugestões e comentários......                  Aproveitem para ler notícias e artigos.....             É preciso conhecer a Natureza para defender a Vida, porque....  Ninguém Preserva o que não Conhece.  

 
     
 
» - 07/11/09

 Série Mar de Vida – 2009

 

Criada pelo Instituto Larus, sob concepção e direção geral do biólogo Alcides Dutra, aprimora ainda mais os recursos já utilizados na Série Redescobrindo o Mar, valorizando de forma muito bem dosada os efeitos gráficos, imagens em alta definição e trilha sonora (especialmente elaborada para esta Série), em harmonia com texto e narração, adequadamente combinados de forma a criar uma ligação maior do que numa simples exibição de filme.

 Veiculada em outubro e novembro de 2009 e especialmente concebida para reprodução em TV, aborda temas ligados ao mar, dosando pitadas de fatos curiosos aos conhecimentos científicos, o que leva subliminarmente o público a se sentir em meio à biodiversidade marinha, tamanha a proximidade com que o assunto envolve o telespectador.
A nova Série inovou também num formato diferente da anterior, com o estilo e a qualidade ainda mais aprimorados.
 

Mar de Vida mostra o mar brasileiro de um jeito não exibido anteriormente. A apresentação foi projetada para dois episódios planejados para o último sábado de outubro e o primeiro de novembro, na RBS-TV e TVCom, mas acabou por receber um episódio extra, com veiculação prevista para o segundo sábado de novembro.

 No primeiro episódio Alcides Dutra e a equipe do Larus mostraram os peixes que nascem machos e depois de anos se transformam em fêmeas.

Enquanto procuram estes peixes, são guiados por uma tartaruga marinha, perfeitamente ambientada, que leva os mergulhadores à uma colônia de caramujos Strombus.

Em seguida eles flagram uma emboscada de badejos e garoupas para devorar as sardinhas e registram a hora da descontração no fundo do mar, o momento em que os peixes saem para passear.

No final da expedição, os mergulhadores do Larus encontram um cardume dos os peixes que mudam de sexo.  Todos nascem machos e com o passar do tempo podem se transformar em fêmeas.

 É um peixe super conhecido e muito apreciado na culinária. Quer saber que peixe é este? Trata-se do Robalo, peixe que habita os estuários e consegue viver tanto em água doce como no mar.

 

 

No segundo episodio, Alcides Dutra e a equipe do Instituto Larus trazem imagens inesquecíveis do linguado, que demonstra toda a sua capacidade de se camuflar na areia e de se transformar num “tapete invisível”.

 

 

 

 

 

 

Mais adiante a equipe se depara com uma arraia elétrica, que não esconde  sua arma secreta, capaz de paralisar suas presas com violentos choques elétricos no fundo do mar. Este artifício serve não somente para se preservar de eventuais predadores como também para alvejar suas presas, imobilizadas rapidamente e assim facilmente devoradas.

 Para encerrar os mergulhadores registram duas espécies de peixe nunca antes filmadas em águas catarinenses: o peixe-borboleta-dos-recifes e o peixe-dardo, animal dotado de uma maneira super-diferente de se esconder.  Com precisão e velocidade este peixe se embrenha em pequeninos orifícios no fundo do  mar, ao menor sinal de perigo. Por baixo do fundo arenoso e rochoso do mar acabam por ser criadas verdadeiras galerias e túneis submarinos.
 

 

Tudo isso e muito mais, como o labrídeo verde, o peixe-sargento-azul e outros belos espécimes, enchem as telas com o fascínio de suas cores e formas, servindo de base para o conhecimento sobre os nossos excepcionais atributos marinhos.

O terceiro episódio contém um apanhado de informações sobre as principais características das diversas ilhas que margeiam nosso litoral. Cada qual e todos os pequenos espaços deste ambiente, guardam características próprias e muito distintas, o que fazem da costa catarinense um local ímpar, por nele serem encontradas diversas espécies de animais (em conjunto) o que não ocorre nem acima nem abaixo desta região. Neste episódio, mais uma vez, nota-se a importância dos seres vivos sobre a região. São eles que  formam a beleza e diversidade  do local. Todavia, a preservação deste habitat de forma tão rica (um verdadeiro tesouro marinho formado pela vida abundante) cabe a todos nós, seres vivos. Por isso, a mensagem do Larus é de que possamos cada vez mais nos empenhar em entender sua fragilidade e importância, inclusive para nossa sobrevivência futura, pois a atratividade, economia e existência estão ligadas intimamente entre si, assim como somemos esforços em conservar nossa riqueza marinha.

Mar de Vida,  o mais novo Projeto e  contribuição do Larus para sensibilizar as pessoas quanto à importância de se conservar a natureza, através da emoção e do conhecimento.

 

 

 
 
Voltar
 
Jul 2016, 21
Jul 2016, 14
Jul 2016, 13
Mai 2016, 06
Fev 2016, 11
[+] mais artigos
 
home  |  o larus  |  notícias  |  artigos e publicações  |  projetos  |  contato
Copyright 2007 © Instituto Larus - Todos os direitos reservados.
Design & Code: Floripa 360°